Governo De SP Oferta Curso Online Gratuito De Libras

Em São Paulo, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu as inscrições para o curso online e gratuito de LIBRA (Língua Brasileira de Sinais). Trata-se de uma boa oportunidade de se capacitar para comunicação com pessoas com deficiência auditiva. As pessoas poderão, assim, se capacitar em Libras.

O curso tem como objetivo tornar a LIBRA mais democrática, no sentido de ser conhecida por um número maior de pessoas. Atualmente, só no Estado de São Paulo, são quase 500 mil pessoas com deficiência auditiva.

As aulas vão ser ministradas ao vivo. Elas serão ministradas por quatro professores, sendo que o curso será dividido em três turmas, conforme o dia das aulas. Elas serão às segundas, quartas e sextas-feiras; às terças e quintas-feiras e aos sábados.

Advertisements

As inscrições são abertas ao público em geral, ou seja, não há exigência de qualquer conhecimento ou formação prévios. A exigência é ter idade a partir de 18 anos.

O curso tem um total de 40 horas/aula. Dessas, 30 horas serão de aulas ao vivo na plataforma Zoom, enquanto outras 10h serão de atividades extras. Ao final, as alunas e os alunos participantes recebem certificado. Para tanto, é necessário ter uma frequência mínima de 75% das aulas.

Advertisements

Como se inscrever no curso de Libras?

As inscrições acontecem pelo site da Secretaria da Pessoal com Deficiência. Como dissemos, existe uma divisão de turmas: conforme os dias da semana em que as aulas acontecem. Assim, cada turma tem seu próprio link de inscrição. Veja:

Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h
Aulas aos sábados, das 08h às 12h
Aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h

Conteúdos do curso

O curso de Libras oferecido gratuitamente pelo governo de São Paulo oferecerá dos mais variados conteúdos. Haverá temas fundamentais como aqueles a respeito da definição de Libras e da identidade e cultura da pessoa surda. Serão abordados temas como sobre a relação entre surdos e ouvintes.

Serão trabalhados também regionalismos na linguagem de sinais, tema nem sempre muito abordado. Cumprimentos, saudações, alfabetos e numerais de forma manual, além de advérbios de tempo e condição climática também fazem parte dos temas abordados.

Dessa maneira, o curso pretende preparar alunas e alunos de maneira a se habituarem com várias situações cotidianas expressas em LIBRAS.

Mais informações, no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *