O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), deu início no dia 18 de julho a 2ª fase do programa CNH Social 2023. Serão disponibilizadas 3.500 vagas. Essas, somadas às outras 3.500 da 1ª fase totalizam em 7 mil vagas este ano para todo o Espírito Santo.
As inscrições seguem abertas até a próxima sexta-feira, 28/07, pelo site inscricao.detran.es.gov.br/cidadao/inscricao.
CNH Social ES: Categorias disponíveis
Estão disponíveis vagas para primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro). Também há vagas para adição de categoria A ou B. Além disso, há vagas disponíveis para mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
As vagas são distribuídas da seguinte maneira:
- 40% para a primeira habilitação (A ou B)
- 20% para a Adição de Categoria A ou B
- 40% para a Mudança de Categoria D ou E.
Para se inscrever é necessário ter cadastro atualizado e ativo no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Cabe reforçar que os dados no CadÚnico precisam obrigatoriamente serem atualizados a cada dois anos ou mudança significativa no núcleo familiar.
Atenção: uma vez feita a inscrição em qualquer modalidade, não será possível fazer a troca.
Cursos de capacitação
Desde 2020, o programa passou a contar com novo formato, incluindo uma Etapa de Capacitação. Ela oferece cursos especializados e atualização para profissionais. Esses cursos são visando a capacitar e qualificar os condutores. A ideia é profissionalizá-los, aumentando a empregabilidade.
São oferecidos os seguintes cursos, da temática de Transportes:
- Produtos Perigosos;
- Transporte Escolar;
- Transporte de Passageiros;
- Carga Indivisível;
- Veículos de Emergência.
Inscrições abertas
As inscrições podem ser feitas no site www.detran.es.gov.br até às 23h59 do dia 28 de julho, sexta-feira. Não há qualquer previsão de prorrogação dessa edição. Depois dessa data, será necessário aguardar o próximo semestre para novas inscrições.
A relação final das pessoas selecionadas será divulgada no site do Detran/ES a partir das 12h do dia 07 de agosto. É importante cada candidato ou candidata tenha ciência de ser responsável por acompanhar todos os prazos. O mesmo quanto a publicações referentes ao programa CNH Social. Caso a pessoa seja selecionada, mas não faça a matrícula, o candidato ou candidata ficará impedido(a) de participar de novas seleções por três anos.
CNH Social no Espírito Santo
No Espírito Santo, a CNH Social existe desde 2011. Houve uma interrupção, tendo sido retomado sendo expandido nos três últimos anos. Além disso, juntamente com a CNH gratuita, o programa no Espírito Santo também oferta cursos de capacitação.
A ideia é que além do custeio da CNH, o programa também ofereça treinamento em atividades profissionais que associados à condução de automotores.