A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) anunciou a abertura de inscrições para um curso online gratuito focado no estudo do uso terapêutico da Cannabis sativa L. Trata-se de uma iniciativa inovadora, que pretende esclarecer a respeito de um tema ainda repleto de tabus.
O curso é dirigido a médicos(as), pós-graduandos(as), estudantes e profissionais da área da saúde, além de pessoas atendidas pelo sistema de saúde. O curso também se volta a líderes comunitários e ao público em geral. Para fazer o curso, é exigido possuir conexão à internet, além de um dispositivo para assistir às aulas. Além disso, é necessário ter mais de 18 anos.
Aulas pelo Youtube
O curso será exibido pela plataforma de vídeos do YouTube. Ele transmitido nas terças e quintas, excluindo feriados, no período entre 14/09/2023 e 21/12/2023, das 19h30 às 20h30. As pessoas interessadas podem se atualizar pelo canal do MovReCam (Movimento Pela Regulamentação da Cannabis Medicinal), no endereço youtube.com/movrecam.
Como se inscrever no curso da Unifesp?
As inscrições estão abertas até 13/09/2023, pelo endereço sistemas.unifesp.br/acad/. São cerca de 20 mil vagas disponíveis.
Ao longo do curso, haverá um procedimento para a validação e certificação dos conhecimentos adquiridos. Visando garantir a atenção e absorção do conteúdo, haverá um questionário eletrônico. Ele será apresentado ao final de cada aula, relacionado ao tema abordado.
Após a conclusão do curso e a realização de todas as atividades propostas, será disponibilizado um certificado. As pessoas que participarem e concluírem todas as atividades o receberão em um prazo máximo de seis meses. Trata-se de certificado oficial da Unifesp que será totalmente gratuito.
Sobre o uso terapêutico da Cannabis Sativa L.
A Cannabis sativa L. é uma planta com propriedades medicinais que há séculos é usada para tratar uma variedade de condições. A planta contém mais de 100 canabinóides. Trata-se de compostos que interagem com o sistema endocanabinoide do corpo.
O sistema endocanabinoide é um sistema de sinalização que desempenha um papel em uma variedade de funções. Entre eles, estão incluídas sensações diversas, como a dor, o humor, o apetite e o sono.
A Cannabis sativa L. tem sido usada para tratar uma variedade de condições, como:
- Dor crônica
- Epilepsia
- Náusea e vômitos
- Ansiedade
- Depressão
- Insônia
- Glaucoma
- Esclerose múltipla
- Câncer
- HIV/AIDS
Por isso, diversos estudos vêm sendo feitos a respeito de seu uso medicinal.
Estudos
Há diversas pesquisas sobre os efeitos terapêuticos da Cannabis sativa L. ainda em andamento. Contudo, os resultados disponíveis até agora sugerem que a planta pode ser um tratamento eficaz. Por isso, pode ser utilizada para uma variedade de condições.
No entanto, é importante sublinhar que a Cannabis sativa L. também pode ter alguns efeitos colaterais. Entre eles, estão ansiedade, boca seca e problemas de memória. Diante disso, é necessário a consulta médica antes de recorrer a este ou a qualquer outro método terapêutico.
Aqui estão alguns exemplos de estudos científicos que apoiam o uso terapêutico da Cannabis sativa L.:
- Artigo de 2017 publicado na revista JAMA Neurology mostrou que a Cannabis sativa L. foi eficaz no tratamento da dor crônica em pacientes com esclerose múltipla.
- Outro estudo de 2018, publicado na revista Epilepsy & Behavior, mostrou que a Cannabis sativa L. foi eficaz no tratamento da epilepsia em crianças e adolescentes.
- Já um estudo de 2019 publicado na revista JAMA Oncology mostrou que a Cannabis sativa L. foi eficaz no tratamento da náusea e vômitos em pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia.