{reprograma} Abre Oportunidades Para Mulheres Em TI

A {reprograma} é importante iniciativa de impacto social. Atua, desde sua fundação, ensinando programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Agora, a {reprograma} está inscrições abertas para duas oportunidades de curso online e gratuito.

Um dos cursos será o de Imersão JavaScript, que é destinado a mulheres de todo o Brasil. Para fazer o curso, é preciso ter idade acima de 18 anos, além de conhecimento básico em JavaScript. Além desse curso, haverá também o Educa {Devas}. Ele tem como objetivo formar mulheres programadoras como educadoras, líderes e difusoras do conhecimento em tecnologia.reprograma} - YouTube

As vagas nos cursos são para todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino. Dessa maneira, podem se inscrever mulheres cisgênero, trans e travestis, priorizando também mulheres negras. É preciso ter disponibilidade para frequentar as aulas.

Advertisements

Serão oferecidas até 40 vagas para cada um dos cursos. As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho. Os cursos acontecerão entre 16 de setembro e 9 de dezembro.

As inscrições e mais informações sobre os cursos podem ser acessadas no site da {reprograma}, no endereço reprograma.com.br/.

Advertisements

Sobre os cursos da {reprograma}

O curso Imersão JavaScript tem como objetivo fornecer formação continuada. Por isso, é focado em trabalhar conhecimentos técnicos em JavaScript, buscando também auxiliar no desenvolvimento profissional. As candidatas serão avaliadas conforme alguns critérios, que são:

  • colaboração e empatia
  • qualidade da inscrição e coerência das informações
  • flexibilidade e disposição para aprender
  • conhecimento básico em JavaScript

Por sua vez, o Educa {Devas} busca proporcionar às mulheres a oportunidade de consolidar uma trajetória profissional. Por isso, como dissemos acima, é focado na formação de líderes. Espera-se que as mulheres saiam desse curso capacitadas para treinar e desenvolver equipes de programadoras e ensinar outras mulheres.

O Educa {Devas} é destinado a mulheres com conhecimento intermediário ou avançado em programação. É preciso ainda experiência profissional mínima de seis meses. Durante as aulas, as alunas terão a oportunidade de aprender sobre didática, pedagogia e formação inclusiva, além de refletir sobre as diferentes formas de ensinar.

Para se inscrever é necessário ter 18 anos e ensino médio completo. Cabe salientar que este requisito de escolaridade não obrigatório para mulheres trans e travestis.

O anúncio das selecionadas será feito no dia 28 de agosto, para os dois cursos. As aulas serão ministradas ao vivo, duas vezes por semana. Serão aos sábados, das 9h às 13h, e às terças e sextas-feiras, das 19h às 22h.

Resumo

Curso Imersão JavaScript
  • Período de inscrição: 12 de junho a 14 de julho
  • Pré-requisitos: Todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cisgênero, trans ou travestis, acima de 18 anos, com conhecimento básico em JavaScript
  • Formato: 100% online
  • Curso Gratuito
  • Quantidade de vagas: 40
  • Inscrições pelo endereço reprograma.com.br/curso-imersao-javascript/
Educa {Devas}
  • Período de inscrição: 12 de junho a 14 de julho
  • Pré-requisitos: Todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cisgênero, trans ou travestis, acima de 18 anos, com conhecimento intermediário ou avançado e experiência profissional como desenvolvedora de, no mínimo, seis meses, a partir da data de abertura das inscrições
  • Formato: 100% online
  • Curso Gratuito
  • Quantidade de vagas: 40
  • Inscrições pelo endereço reprograma.com.br/curso-educadevas/

Sobre a {reprograma}

A {reprograma} foi fundada em 2016 pela peruana Mariel Reyes Milk e as sócias Carla de Bona e Fernanda Faria. Desde então, atua como iniciativa de impacto social focada em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A iniciativa atua priorizando mulheres negras, trans e travestis. Seu objetivo diminuir a lacuna de gênero na área de T.I. Até o momento, mais de 1,5 mil mulheres se formaram em cursos do {reprograma}. Segundo a iniciativa, mais de 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *