Aposentadoria, uma palavra que todos os trabalhadores pretendem ouvir e ver após dedicar-se anos e anos de sua vida ao trabalho “suado”.
Você que já dedicou grande parte de sua vida ao trabalho e está próximo ao tempo de se aposentar pode consultar muitas informações pelo site do INSS, isso mesmo com ele você pode entender as novas regras para a aposentadoria.
As pessoas podem e devem receber a aposentadoria corretamente, com os valores devidos e nas datas certas. Para receber a aposentadoria futuramente, as pessoas precisam estar empregadas, com registro em carteira profissional. Com isso, são registradas automaticamente na Previdência Social – que recebe contribuições mensais de cada trabalhador registrado – através do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social).
Mas quem não é registrado – como, por exemplo, autônomos – também podem contribuir com a Previdência individualmente. Além dos maiores de 16 anos, que não possuem renda própria, mas ainda assim podem contribuir facultativamente.
Há quatro tipos de aposentadorias possíveis:
Aposentadoria por Tempo de Contribuição: aquela que a pessoa tem o direito de receber após trabalhar de forma registrada e comprovada por um tempo determinado – 35 anos em caso de homens e 30 anos em caso de mulheres.
Aposentadoria por invalidez: que a pessoa deve receber após sofrer algum acidente grave e, conseqüentemente, fica incapaz de continuar com qualquer trabalho.
Aposentadoria por idade: quando a pessoa atinge uma certa idade : 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Já no caso dos trabalhadores rurais, esse tipo de aposentadoria pode ser pedida com cinco anos a menos: 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.
Aposentadoria especial: concedida para pessoas que trabalharam muito tempo em locais com riscos a saúde ou a integridade física.
Caso tenha alguma dúvida pode também entrar em contato no 135 telefone do INSS, ou diretamente no site abaixo.
Para mais informações acesse o site do Governo Federal: www.brasil.gov.br
Ou ainda, o site da Previdência Social: www.previdencia.gov.br