O Detran Goiás vai leiloar 11.057 veículos, em três leilões, a serem realizados no mês de outubro. Os dois primeiros estão marcados para os dias 9 e 11 de outubro, respectivamente. Já o terceiro está previsto para ocorrer no dia 17 de outubro. Todos são abertos para qualquer pessoa participar do último.
De acordo com a autarquia, dois dos leilões, os primeiros, serão somente com veículos e motocicletas sucatas. Serão inclusos veículos aproveitáveis e/ou com motor inservível. O último contará 5.226 unidades, e reunirá sucatas aproveitáveis e veículos recuperáveis.
O Detran explicou que nos leilões dos dias 9 e 11 serão apenas sucatas aproveitáveis que serão vendidas. No primeiro dia, está prevista a venda de 2.079 veículos. No dia seguinte, serão outros 3.752. Os itens em questão estão recolhidos no pátio do Detran há mais de 60 dias.
Os veículos estarão disponíveis para a visitação entre os dias 11 e 16 de outubro. As visitas podem ser feitas das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Para isso, basta se deslocar até o pátio da leiloeira responsável. Ele fica localizado na GO-020, estrada vicinal, km 17, Estância Vargem Bonita, em Senador Canedo.
Detran leiloa sucatas para pessoas jurídicas
Por uma questão legal, as sucatas aproveitáveis só podem ser leiloadas a pessoas jurídicas. No caso, aquelas cujo objeto social seja desmontagem e comércio legal de peças e acessórios de automotores. As empresas, necessariamente, precisam ter cadastro no Detran e origem em Goiás.
Por sua vez, o leilão do dia 17 fica disponível para o público geral. Assim, os 5.226 veículos que serão leiloados podem ser arrematados por qualquer pessoa física ou jurídica.
A autarquia vai abrir os lotes para visita entre os dias 11 e 16 de outubro. O horário de visitação será das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, no pátio da leiloeira, na GO-020, km 17, em Senador Canedo.
Donos e donas de veículos podem reavê-los antes do leilão
De acordo com o Detran de Goiás, antes de um veículo ser destinado ao evento, o órgão notifica a pessoa proprietária do veículo. Assim, há uma oportunidades para que a pessoa possa reaver o seu carro ou motocicleta. Dessa maneira, os itens só são destinados a leilão quando todas as tentativas previstas em legislação para entregar de volta o veículo são esgotadas.
Com efeito, quem tiver a propriedade do veículo pode reivindicar o bem em qualquer momento antes da realização do leilão. Para tanto, será necessário resolver o problema que resultou na retenção do mesmo pelas autoridades de trânsito de Goiás. Além disso, deverá pagar as taxas em questão e realizar a retirada. O processo de venda só é aberto caso a pessoa que tenha propriedade do veículo não se manifeste até a data.
