Acompanhe O Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é uma iniciativa que busca abrir oportunidades para estudantes de todo o país. O objetivo principal é promover uma competição saudável e justa, entre jovens talentos, de diferentes instituições de ensino.

Com a crescente demanda por profissionais qualificados, o Concurso Nacional Unificado se torna uma ferramenta importante. Auxiliará órgãos diversos do Governo Federal para identificar os melhores candidatos e melhores candidatas. Isso permite que empresas e universidades tenham acesso a um rico banco de talentos, facilitando a seleção e o recrutamento.

Uma das principais vantagens do CNU é a possibilidade de participação de estudantes de diversas áreas do conhecimento. Isso amplia a representatividade do concurso, enriquece as trocas de experiências e estimula a interdisciplinaridade.

Advertisements

Regulamento do Concurso Nacional Unificado foi publicado

O regulamento do CNU, assim como suas principais datas, foi publicado no último dia 04/10. A divulgação consta na edição extra do DOU (Diário Oficial da União) daquele dia. Além de alguns detalhes, pessoas interessadas já podem saber até mesmo de algumas datas previstas.

O regulamento menciona a oferta de 6.640 vagas. O regulamento prevê a aplicação de duas etapas da seleção em todos os estados do país, além do Distrito Federal. As provas acontecerão em aproximadamente 180 cidades.

Advertisements

A primeira etapa será composta por uma prova objetiva ou objetiva e dissertativa. Ela será de acordo com as especificidades temáticas de cada bloco, conforme as vagas. As informações completas devem ser divulgadas em edital. Já a segunda fase contará com uma prova de títulos.

Por fim, a critério de cada órgão, poderão ser aplicadas etapas adicionais. Elas poderão ser de caráter eliminatório e/ou classificatório, conforme legislação específica de cada cargo.

Prova aplicada em várias cidades

O CNU promete abranger todo o território nacional. Isso por que estão prevista provas aplicadas simultâneas em 180 cidades. A distribuição por região será a seguinte:

  • 50 cidades na região Nordeste
  • 49 cidades na região Sudeste
  • 39 cidades na região Norte
  • 23 cidades na região Sul
  • 18 cidades na região Centro-Oeste

A primeira está prevista para março de 2024, e a segunda fase com análise de títulos. As posteriores devem ser anunciadas no edital.

Cronograma

Já é possível ir se preparando para o CNU. Isso porque foi estipulado um cronograma para o certame, publicado com o regulamento. O prazo para a instituição da comissão do concurso até 30 de outubro. Depois, contratação da banca organizadora deverá ser feita até 22 de novembro. Por fim, a publicação do edital será feita até 20 de dezembro de 2023.

As provas, como dissemos acima, estão previstas para março de 2024. A expectativa é que os aprovados e as aprovadas no Concurso Nacional Unificado assumam seus cargos a partir de agosto de 2024.

O regulamento completo, além da distribuição de vagas podem ser lidos aqui.

Um marco para concursos públicos no Brasil

O CNU vem sendo tratado como um grande marco dos concursos públicos no Brasil. Isso por ser maior que qualquer outro já realizado, havendo expectativa de cerca de 4 milhões de inscrições. Além disso, visa ter uma disputa justa por vagas e carreiras em cargos federais. Nos próximos meses, informações completas serão publicadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *