Anticoncepcional Injetável

Injeção Anticoncepcional Vantagens e Desvantagens

Você conhece as injeções anticoncepcionais? Sabe quais vantagens e quais são as desvantagens para o seu uso? Então fique atento as dicas que daremos nas linhas abaixo.


Antes de saber quais as vantagens ou desvantagens, vamos explanar alguns conceitos:
Primeiro, a injeção na verdade é hormônio injetável de três em três meses e com o procedimento aplicado, a mulher não corre o risco de esquecer de ingeri-lo.
É corriqueiro, mas um dos maiores problemas na pílula é o esquecimento por parte das mulheres.
Além disso, muitas mulheres são orientadas pelo médico a não usar o anticoncepcional ingerido, devido aos efeitos colaterais.
Outra vantagem é que alguns procedimentos injetáveis podem ser usados durante a amamentação sem problemas (quanto essa informação procure seu médico).
Pesquisas mostram que o procedimento também tem efeitos preventivos quanto á doenças inflamatórias na região pélvica e estimula também a formação de glóbulos vermelhos, diminuindo assim o risco de anemia.
A desvantagem é que pode em alguns casos desequilibrar o ciclo menstrual e atraso do período de fertilidade, ou seja, quando a mulher para de usar a injeção demora alguns meses para que engravide.
Muitas mulheres questionam se uso da injeção engorda, pois bem, o aumento de peso que pode surgir é devido ao efeito colateral que faz com que ocorra aumento no apetite, dependendo claro do organismo que faz com que os efeitos sejam menos ou mais intensos.
Outros efeitos sentidos por algumas mulheres foram: dores de cabeça e de estomago, retenção de liquido.
Lembrando que os efeitos dependem do organismo e que antes de optar por este ou outro procedimento é bom visitar o seu médico (a). Especialistas alertam também, sobre o uso excessivo dos anticoncepcionais, pois pode ocasionar sangramento fora do período.
Lembrando também que a limitação da injeção se pauta no fato de que só protege contra a gravidez, pois só as camisinhas protegem contra as DST (doenças sexualmente transmissíveis).

Apesar das dicas não deixe de consultar seu médico regularmente e tirar com ele as dúvidas que surgirem.

 


Leave a Reply