AUXÍLIO-DOENÇA INFORMAÇÕES SOBRE O REQUERIMENTO

Informações Sobre o Auxílio-Doença Requerimento do Benefício

AUXÍLIO-DOENÇA INFORMAÇÕES SOBRE O REQUERIMENTO

O Auxílio-doença é concedido aos trabalhadores que não podem trabalhar seja por motivo de doença ou acidente por mais te 15 dias consecutivos, com Carteira de Trabalho assinada, isso por que a partir do 16º dia quem paga é a Previdência.


O Auxílio-doença é um benefício que constitui um direito do trabalhador quando ocorre o impedimento de trabalhar por motivo de doença ou acidente, como mencionamos acima, muitos não sabem como fazer o requerimento do Auxílio-doença, então veja as informações importantes sobre este assunto.

As regras para o recebimento do auxílio-doença são as seguintes:
Nos primeiros 15 dias o benefício será pago pelo empregador e a partir do 16º de atestado o benefício é pago pela Previdência Social.
Para receber o Auxílio-doença é necessário que exista a comprovação da incapacidade descrita no atestado médico, isso significa que você deverá marcar uma perícia médica, e isso pode demorar alguns dias.

Para ter o direito ao recebimento do benefício é necessário que o trabalhador tenha contribuído com o total de de 12 meses de contribuição á Previdência Social.
Sendo que este prazo não será exigido em caso de acidente ocorrido dentro ou fora do ambiente de trabalho.
Lembrando, que algumas doenças não possui o dever de cumprimento do prazo de carência doenças como:
Tuberculose ativa, Hanseníase, Alienação mental, Cegueira, Cardiopatia grave, HIV e outras doenças.

Outro fato importante é que o recebimento do Auxílio-doença pressupõe o exame médico periódico, o que pode ocasionar a possibilidade de reabilitação profissional caso seja diagnosticada pelo médico, acaso haja recuperação da saúde. Se houver esta possibilidade o trabalhador deixará de receber o benefício.

Para saber todas as informações necessárias a respeito do auxilio doença acesse agora o site da Previdência Social que é o www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/auxilio-doenca/ lá você poderá esclarecer diversas dúvidas e assim poderá obter o seu direito de forma regular.


Leave a Reply