Higiene Bucal Evita Mau Hálito

halitose

A higiene bucal é um hábito necessário para que o mau hálito, chamado de Halitose, não seja seu companheiro no dia a dia.
Muitas pessoas sofrem ou já sofreram com isso, mas reconhecer o problema é o primeiro passo para que os cuidados necessários sejam tomados.
Segundo especialistas o mau hálito não é uma doença, mas pode estar relacionado a alguma enfermidade. Em outros casos, mais comuns, acontece devido à má escovação, onde os resíduos alimentares permanecem durante o dia na boca e provoca o aparecimento das bactérias que se alimentam desses resíduos.
Alguns alimentos podem favorecer e causar o mau hálito entre eles: a mortadela, cebolas, frituras, salaminho, alho, molhos fortes e outros alimentos picantes.
Veja algumas dicas importantes pra você combater ou evitar o mau hálito, no seu dia a dia:
– Por a saliva ter uma função importante ajudando a combater as bactérias é recomendável estar sempre comendo alguma coisa. Lembrando que, também é importante criar o hábito de mastigar bastante cada alimento, pois comer muito rápido é uma atitude que não faz bem ao organismo.
– Alguns alimentos ajudam a limpar os dentes em seus locais mais escondidos, entre eles os cereais, verduras, frutas e outros alimentos com fibras.
– Já na parte da higiene bucal é sempre bom ressaltar que a escovação dos dentes deve ser realizada sempre que necessário. Ao chupar uma bala, por exemplo, e não somente após as principais refeições. Escovar ou limpar a língua também é importante, para isso, recomenda-se uma escova macia e aconselha-se que a escovação seja feita de forma lenta e com cuidado, apresar de ser incomodo (da ânsia de vômito) é preciso ter este hábito, pois no fundo da língua se aloja uma substância esbranquiçada que promove o mau hálito.
– Tomar bastante água, fazer uso do fio dental e usar anti-séptico é uma das alternativas para a prevenção ou combate ao mau hálito.


Mesmo achando que está tudo bem, não deixe de visitar o seu dentista, pois além de ser verificado o estado de saúde dos seus dentes, você pode aproveitar para esclarecer suas dúvidas e melhorar sua qualidade de vida.

Dê a atenção que seus dentes merecem!!


Leave a Reply