Exames de Mamografia Gratuito Pelo SUS

Você que já tem 30 anos ou mais já teve a preocupação de fazer um exame de Mamografia? Não? Então, meninas tenham a preocupação, não pensem vocês que para faze-lo tem que ter mais de 35 anos, isso é mito, falo por experiência própria. O exame é crucial para que seja diagnosticado o Câncer de Mama, que hoje é um dos que mais matam no Brasil.


Daí a pergunta: “Posso fazer o exame de Mamografia de graça? Sim, ele pode ser feito pelo SUS, gratuitamente! Você pode fazer a mamografia no Hospital da Mulher também conhecido como Pérola Bayington, um ótimo hospital para cuidados da saúde da mulher.

Hoje vou fazer meu post diferente irei relatar o que aconteceu comigo, quando precisei fazer uso do que é nosso por direito e, mostrar aqui minha imensa indignação. O Gigante precisa acordar para pedir aos governantes uma saúde de qualidade, para seu povo.#indignaçãoaodescaso#.
A preocupação para fazer o exame aos 34 anos surgiu quando ao fazer o auto exame, percebi um caroço, que inicialmente  ao meu ver pareceu IMENSO. Fui procurar informações para fazer o exame e percebi que a burocracia era intensa. Eu teria que ir a UBS mais próxima de casa para, primeiramente passar no Clínico Geral, lá me avisaram que demoraria cerca de 4 meses, só de pensar quase fiquei louca. Pensei em esperar mas, achei melhor pagar uma consulta, fiz a mesma e posteriormente paguei por um ultrassom, que foi pedido pelo médico para verificar se havia ou não o “caroço”. Fiz o exame e verificou-se que havia sim na mama direita um nódulo de 5cm e, na esquerda nódulos e cisto.
Esperei a consulta na UBS pois, somente ele poderia me encaminhar para a próxima etapa, o Mastologista. O médico especialista seria o responsável pela a Guia de Encaminhamento para o Hospital da Mulher. Entre as consultas do médico Clínico Geral e Mastologista tive que esperar cerca de 7 meses. EXATAMENTE 7 MESES!!! Para passar no especialista, que por fim me deu o tão esperado papel… O “ENCAMINHAMENTO”! A espera foi uma tortura para mim, pois, aquele caroço poderia ser qualquer coisa e, a espera é angustiante. Os dias passam lento.
Como não havia consulta marcada tive que chegar cedo no Hospital Pérola Bayington às 5 e 30 da manhã, passei por uma triagem e com psicólogas que conversam conosco para dar ótimas informações como as que irei passar a vocês, elas são de suma importância e podem lhe ajudar, assim como as milhares de mulheres que devem estar passando pelo que passei.
– Se você desconfia de algo com a sua saúde, recorra ao hospital para tentar passar no encaixe, lembre-se que tem que chegar cedo pois, há muitos pacientes e você será o encaixe, as portas só abrem a partir das 6 e 30h.
– Caso tenha em mãos algum exame que mostre o problema dirija-se ao Pérola, não precisa esperar o “Encaminhamento”, a demora é tanta que para muitas, o tempo perdido pode ser fatal.
– O serviço é PÚBLICO porém, de qualidade. Desde as médicas as pessoas que trabalham na limpeza são atenciosas e lhe tratam com carinho e respeito, pois, sabem que muitas passam por toda a dor de uma doença tão grave e, muitas porém, sozinha.
– Aproveitem o que é seu por direito, mesmo que não more em São Paulo, tente fazer o seu tratamento aqui.

Bom, eu passei na médica e entre as consultas, exames e cirurgia passaram apenas 2 meses. Isso mesmo, dois meses fiquei surpresa.
Após a cirurgia o resultado da biópsia chegou e meu nódulo era mesmo muito grande, mas benigno graças a Deus.
A cirurgia foi tranquila e o pós operatório também. As enfermeiras foram atenciosas comigo e à outra colega de quarto o tempo todo e, olha que eu dei trabalho rs. Fui a última a operar pois, era a mais nova naquele dia, daí já viu né, tremia do pé a cabeça com muito medo mas, o conforto que recebi no final fez valer a pena.
Pude perceber que ainda há pessoas que trabalham por amor, pelo que gostam de fazer de verdade, vi que o meu problema era pequeno perto de muitas que após a cirurgia ainda tem que enfrentar, um longo processo de quimioterapia e radioterapia, afim de eliminar quaisquer chances de células malignas ou tumorais que possam se instalar, com esses tratamentos as chances de cura é efetiva.
Os efeitos do tratamento assolam as vidas dessas mulheres que necessitam do tratamento, não é fácil, os sintomas aparecem no corpo, no olhar, no CABELO que muitas perdem. E isso como todas sabemos é cruel, doloroso acaba com a auto estima feminina.

Quando o câncer é diagnosticado à tempo o mesmo tem cura, por isso, a necessidade de fazer exames periodicamente e, não esqueça de fazer o auto exame ele também te ajudará encontrar algo que não seja normal na sua mama. Faça-o deitada, no banho, enfim arrume dois minutinhos de sua vida para cuidar de você, esses minutos pode lhe salvar a vida.

O pós operatório deve ser feito à risca, repouso é fundamental, nada de ficar varrendo a casa, lavando louça, dirigindo são pelo menos três meses sem esforços físicos. É difícil? Sim, para nós mulheres isso é uma tortura mas, pensei no depois. A higienização da cirurgia é importante para que não ocorra quadros inflamatórios e infecciosos.

Faça o seu repouso não brinque com sua saúde, com certeza você não ficará sozinha, marido, filhos, parentes e amigos lhe darão forças e lhe ajudará com seus afazeres, o problema é sério eles irão perceber e vão te ajudar.

Fico imaginando que como eu, muitas pessoas já passaram ou passam pelo mesmo problema, fica a dica para que seja repassada aos que precisam.

Os políticos devem olhar para a saúde do país, o Brasil está doente pedindo socorro. Eu tive como pagar uma consulta e um exame que, por sinal deveria ser feito pelo SUS, mas, fico pensando em quem não possui condições de fazer o mesmo. Se for mulher ainda pode recorrer a este belo hospital e, garantir o que é seu por direito.

Exame de mama é necessário e pode salvar muitas vidas, faça a Mamografia uma vez por ano e, faça também o auto exame ele é crucial.

Caso queiram saber mais sobre o hospital referência da mulher pode acessar o site www.hospitalperola.com.br/

Espero ter ajudado, meu desabafo fez sentir-me melhor.


Leave a Reply