Como tirar a Certidão de Nascimento Gratuito

 

A Certidão de Nascimento é um documento básico para a cidadania e é um direito de todos, pois a certidão de nascimento comprova a existência do indivíduo com dados e informações úteis para diversas atividades que norteará toda a vida do cidadão(a), informações como o local e data de nascimento, além dos nomes de seus pais e avós.


Sem a certidão de nascimento os cidadãos serão privados de vários direitos como entrar em uma escola, se alistar, fazer RG, CPF e outros.
Assim que o recém sai da maternidade com uma via de Declaração Nascido Vivo (DN), essa declaração é direcionada a um Cartório de Registro Civil e se a criança nasceu em casa os responsáveis devem ir o mais breve possível ao cartório.

A certidão de nascimento pode ser feita no cartório mais próximo, o prazo para a retirada da certidão de nascimento é de 15 dias, após a criança ter nascido. Em alguns hospitais a criança já sai de lá registrada e com foto.
O registro da criança deve ser feito pelo pai do recém nascido, caso o pai não possa registrar a criança, o bebê pode ser pela mãe, pelos parentes próximos, pelo administrador do hospital ou médicos do hospital.

Para registrar a criança os responsáveis devem levar documentação de certidão de casamento ou identidade, registro de nascimento e duas testemunhas que sejam maiores de 21 anos de idade.
Para registrar a criança e obter a certidão de nascimento não se terá custo algum, pois a certidão de nascimento é um direito de todos os cidadãos, e por isso, os cartórios não podem cobrar sobre este serviço.

Mais informações sobre o direito a Certidão de Nascimento estão no site Brasil Gov ,acesse o site e se informe sobre seus direitos de cidadão(a): www.brasil.gov.br/para/servicos/documentacao/certidao-de-nascimento.

Não deixe de registrar seu filho o registro é gratuito e é um direito do cidadão.


Leave a Reply