Cirurgia Bariátrica Pelo SUS

Cirurgia Bariátrica No SUS Como Fazer

Cirurgia Bariátrica Pelo SUSEstar acima do peso é uma coisa que ninguém quer, porem tem algumas pessoas que fazem dietas, educação alimentar e tantas outras coisas malucas e não conseguem emagrecer ai acabam optando pela Cirurgia Bariátrica pelo SUS.

Grande parte da população está acima do peso ideal, o maior problema é que não comemos nas horas certas e nem comemos as coisas certas devido a correria do dia dia, mais acabamos não nos dando conta disso. E ai quando percebemos estamos tão acima do peso que já é quase impossível em alguns casos voltar ao peso ideal sem a ajuda da cirurgia, claro que temos que ter um acompanhamento rígido e ideal para cada caso.


Para o interessado fazer este procedimento precisa estar acima dos 45 kg do IMC (Índice da Massa Corporal), estar entre a idade de 16 a 60 anos e ainda estar sofrendo problemas de saúde por causa da obesidade.

De 2010 a 2015 o aumento de procedimentos realizados subiu de 4.489 para 7.530, em alguns casos os pacientes só podem realizar a cirurgia após passarem com os médicos específicos para avalia-los. Antes de acontecer a cirurgia o paciente passa por diversas tentativas de emagrecer, em último caso ele é encaminhado para o procedimento.

O SUS – Sistema Único de Saúde possui hoje 75 hospitais para atender as pessoas com obesidade, isso em 21 estados e cidades como: Rio Branco, Maceió, Salvador/Feira de Santana/Bahia, Fortaleza/CE, Brasília, Serra/Vila Velha/Vitória, São Luis, Cuiabá/Vargem Grande, Campo Grande/Dourador, Belo Horizonte/Uberlândia/Contagem/talvez em Monte Claros, Belém do Pará, João Pessoa, Recife, Curitiba/Maringá/Londrina, Rio de Janeiro/Niterói/ São Gonçalo, Natal/ Mossoró, Porto Alegre, Florianópolis/ Joinville, São Paulo/Campinas/Ribeirão Preto/São José do Rio Preto/ Presidente Prudente/ Santos/ Piracicaba, Aracaju/Sergipe e Palmas do Tocantins/Araguaína, caso sua cidade não esteja nesta lista, você deverá perguntar em um hospital de grande porte perto de você em cidades acima de 500.000 habitantes.

Veja em este assunto em algumas páginas dos Hospitais em:

– Hospital da Clínicas/SP: www.hc.fm.usp.br/centro-de-referencia-em-cirurgia-bariatrica-e-metabolica.

– Hospital da Unicamp em Campinas

– HFI RJ – em Ipanema no Rio – telefone: 21-3111-2303, no Carlos Chagas telefone: 21-2451-6796 e no HU Clementino Fraga Filho no Fundão.

–  Leia o assunto na página do Ministério da Saúde: www.brasil.gov.br/saude/cinco-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-a-cirurgia-bariatrica-no-sus.

– Lista de Hospitais Universitários em diversas cidades: portal.mec.gov.br/hospitais-universitarios?id=13808.

– Lista de importantes Centros Cirúrgicos com telefones, endereços e Ouvidoria, veja: www.ouvidorias.gov.br/cidadao/lista-de-ouvidorias/hospitais .

Ou então, optar por clínicas contra a obesidade e pagar (com preços que podem variar entre 8 a 30 mil) em parcelas a cirurgia mesmos invasiva, com uso da técnica Vídeolaparoscopia. Certo que hoje em dia muitos HU possui esta técnica.


Leave a Reply